quinta-feira, 29 de abril de 2010

Trindade Campelo recebe menção honrosa na entrega do Prêmio Construindo a Nação 2009

O Sistema FIERN, através do Serviço Social da Indústria (SESI-RN), e o Instituto da Cidadania Brasil realizaram na manhã desta sexta-feira (16/04) na Casa da Indústria, em Natal, a entrega do Prêmio Construindo a Nação 2009. Dezoito escolas públicas e privadas do Rio Grande do Norte foram agraciadas com a premiação, cujo objetivo é destacar e valorizar ações práticas de solução para problemas das comunidades.

“Esse prêmio traz o espírito da construção de uma nova nação, uma nova sociedade baseada na cidadania”, disse Rodrigo Mello, superintendente regional do SESI. “Não existe ferramenta melhor do que a educação para promover o desenvolvimento”, completou Rodrigo, aproveitando para parabenizar a equipe do SESI, alunos, educadores e gestores das 94 escolas (90 públicas e 04 privadas) participantes.

Criado no ano 2000, o Prêmio Construindo a Nação foi ampliado em 2006 mediante parceria do Instituto da Cidadania Brasil com a Confederação Nacional da Industria, por iniciativa do Conselho Permanente de Responsabilidade Social do SESI. A meta para 2010, em todo o Brasil, é envolver seis milhões e meio de estudantes, do ensino fundamental à educação de jovens e adultos.

“O Rio Grande do Norte tem uma educação voltada para a cidadania, por isso os potiguares estão fazendo a diferença”, discursou Márcia Vasconcellos Saab, superintendente do Instituto da Cidadania Brasil. Macia lançou a edição 2010 e disse que a meta nacional para este ano é alcançar 24 estados. “Toda prática social dentro de uma escola é extremamente positivo”, concluiu.

O Prêmio Construindo a Nação visa mostrar iniciativas e criar referências, com a presença ativa dos alunos no diagnóstico dos problemas das comunidades onde as escolas estão situadas. Um dos objetivos é valorizar o papel do educador no processo de formação do estudante enquanto cidadão, estimulando a participação nos projetos e motivando-o para o empreendedorismo. Os trabalhos premiados em 2009 serão divulgados em todo o país pela Revista Cidadania.

“O presidente da FIERN, Flávio Azevedo, não pode estar presente, mas pediu para dar os parabéns a todos os participantes e organizadores do evento. Já o vice-presidente, Amaro Sales, disse que nossa meta é chegar com o prêmio aos 167 municípios, para que cada cidade tenha pelo menos uma escola participante”, finalizou Roberto Serquiz, diretor da Federação das Indústrias do RN e presidente da Comissão Temática Permanente de Responsabilidade Social – CORES.


ESCOLAS PREMIADAS


ENSINO FUNDAMENTAL

1º lugar: E.M. Filomena Cúrcil Cabral – Vera Cruz
2º lugar: Educandário Nossa Senhora das Vitórias – Assu
3º lugar: E.E. Chico Santeiro – Natal

ENSINO MÉDIO

1º lugar: Colégio Marista – Natal
2º lugar: E.E. Professora Clara Tetéo – Macau
3º lugar: Colégio GEO – Mossoró

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

1º lugar: E.M. Professor Salustiano Medeiros – Currais Novos
2º lugar: E.M. Professor Zuza – Natal
3º lugar: Escola Marista Champagnat – Natal

MENÇÃO HONROSA

E.M. Ascendina Lustosa – Vera Cruz
E.M. Moysés Francisco de Araújo – Caicó
Colégio Nossa Senhora da Conceição – Lagoa das Pedras
E.M. Professor Trindade Campelo – Currais Novos
E.M. Professora Iapissara Aguiar – Natal

DESTAQUE SOCIAL

E.M. de Jacaré – Vera Cruz
Instituto Educacional Casa Escola – Natal
E.M. Professora Maria Madalena Xavier de Andrade – Natal
Creche Municipal 25 de Junho - Macau
Fonte: http://www.rn.sesi.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=225
Fotos: Paulo Gomes









Um comentário:

  1. Olá pessoal... fiz parte dessa história... O prêmio foi pelo relevante trabalho do Projeto Saúde do Escolar, do qual eu fui a professora.

    Abraços a todos! Que a estrela dessa escola continue brilhando. Paula Edilma

    ResponderExcluir