sexta-feira, 2 de abril de 2010

Representação da via-sacra na escola, por alunos do 1º “B”

Via Sacra - Sua Origem e Significado


A Via-sacra ou Caminho da Cruz é um caminho de oração muito importante, pois tem como objetivo principal levar as pessoas a meditarem naquilo que é fundamental no cristianismo: o mistério pascal de Jesus Cristo, a sua morte e ressurreição. Os últimos passos de Jesus na terra são representados por uma série de imagens da sua Paixão, morte e sepultura, nas catorze estações que compõe a Via-sacra. A devoção da Via-sacra nasceu possivelmente em Jerusalém. Segundo uma lenda transmitida oralmente pelos primeiros cristãos, Maria percorreu várias vezes o caminho que seu filho Jesus seguiu, desde a casa de Pilatos até ao lugar do Santo Sepulcro.
Ao verem Maria a fazer estes percursos, começaram a juntar-se alguns dos primeiros cristãos para a acompanharem (isto durante o primeiro século do cristianismo).
A devoção em realizar este percurso, foi sendo progressivamente adotada pelos peregrinos que visitavam Jerusalém, que passaram a percorrer piedosamente a Via Dolorosa, que vai da casa de Pilatos, ao Calvário e ao Santo Sepulcro. Fazer este percurso converteu-se num hábito que qualquer peregrino devia cumprir isto a partir do século IV. Devido à ocupação da Terra Santa pelos muçulmanos e também às grandes distâncias que era necessárias percorrer, esta devoção passou no século XIII, a ser realizada nas comunidades cristãs dispersas pelo mundo e já não no lugar original, a Via Dolorosa. A Via-sacra estendeu-se a toda a Igreja latina, sobretudo a partir do século XV. No entanto, nesta altura, o número de estações era variável, sendo fixado definitivamente em catorze estações, pelo Papa Bento XIV, no século XVIII que ao mesmo tempo incentivou os sacerdotes a enriquecer as suas igrejas, com as representações da Via-sacra. A Via-sacra pode ser rezada durante todo o ano litúrgico, mas adquire um significado especial durante a Quaresma, principalmente na sexta-feira Santa. Em Roma, é o Papa que nesse dia à noite dirige as estações, desde o Coliseu de Roma. Foi nesse lugar que morreram muitos dos primeiros mártires da história do Cristianismo. A Via-sacra pode ser feita no interior de uma Igreja, mas de preferência deve ser realizada a caminhar, pois ao percorrer as catorze estações, tomamos mais consciência da nossa condição cristã: seguir Cristo. Ao mesmo tempo, de certo modo é como se estivéssemos a fazer uma peregrinação espiritual à Terra Santa.
Por isso a Escola Trindade Campelo, faz junto com seus alunos e pessoas do Bairro Silvio Bezerra a caminhada feita por Cristo em sua via dolorosa, para lembra do amor de Cristo por nós.

Fotos: Maxsuel












2 comentários:

  1. AMIGO MAXSUEL,
    PARABÉNS PARA VOCÊ E TODA A EQUIPE DE SUA ESCOLA QUE VEM DESENVOLVENDO UM TRABALHO COLABORATIVO,PARTICIPATIVO E ESTIMULADOR. AS IMAGENS DA VIA SACRA SÃO COMOVENTES.
    O BOLG ESTÁ 10.
    UMA FELIZ PÁSCOA A TODOS DA ESCOLA.
    ABRAÇOS FRATERNOS. GILDECIR

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz a cada dia quando percebo que a esperança se manifesta, concretamente, em pessoas como Maxsuel; exemplo de profissional e, acima de tudo, de ser humano comprometido com o desenvolvimento dos seus alunos.

    Um grande abraço Max

    Do amigo e admirador Paulo Gomes

    ResponderExcluir