terça-feira, 22 de março de 2011

Projeto Rodas de Conversas

Nesta segunda-feira, os alunos de Escola Municipal Profª Trindade Campelo participaram do “Eventos Rodas de Conversas”, fazendo uma homenagem especial a José Xavier Cortez , evento realizado no auditório do IFRN. Na ocasião os alunos mostraram a importância do livro e a leitura e referenciaram o grande editor Xavier Cortez. O mundo e transformado com uma boa leitura......

Fotos: Maxsuel














































sexta-feira, 11 de março de 2011

Um ano de saudades

UMA PALAVRA QUE SE QUER FAGULHA DE LUZ...

Num instante, há apenas 365 dias, um ano, poucas horas... Nossa querida Lígia partia para percorrer novos caminhos. Mas, é a necessidade verdadeira da vida e é a vida verdadeira que foi preenchida por esse espírito de luz que esteve por um tempo ao nosso lado – mesmo que por pouco tempo.
Agora, fica essa manifestação de saudade nessas palavras que se perdem nos o-lhos. Outrora, dizíamos nós: Trigo que se fez Lígia, Lígia que se faz trigo a alimentar os sonhadores do bem, os produtores de luz nesse nosso mundinho – tão pequeno – diante da infinitude da eternidade que abriga essas centelhas de Deus que por vezes nem per-cebemos entre nós.
Naquele pequeno espaço da gente de todos os dias, percebíamos a Lígia de sorri-so e olhar terno, como criança a criar imagens em nuvens que se desfaz bem diante dos nossos sonhos de felicidade, se perpetuando nesses pequenos corações que trazemos conosco.
Teus pés pisam as paragens do Senhor e tua luz ilumina os caminhos de quem aqui ficou te vendo sempre como companheira do labor diário e das alegrias e tristezas que habitam ainda aqui nesse mundo material.
Hora de suplantar a saudade e te prestar mil orações para alcançar o teu coração bondoso e tocar-lhe a alma e ter de ti uma fagulha de tua luz para que possamos também trilhar os bons caminhos. Hora de manifestar todo nosso carinho e amor que te alcança na distância que os olhos do mundo não vêem, porém, que o coração que te vê no bom caminho do Pai se regozija numa alegria de cânticos interno de louvor por tê-la visto alcançado o paraíso da alma.

Uma homenagem de sua família que se fez e se faz na Escola Municipal Professora Trindade Campelo, nesse dia de saudade que antecede a prece de felicidade por poder ter convivido com você e partilhado da sua luz interior que agora ilumina nossos corações para vencer essa jornada terrena.
Texto: Profº Paulo Gomes
Foto: Arquivo do E.M.T.C

Carnatrindade 2011 um show de folia.

Na tarde da última sexta-feira (04/03) os alunos da Escola Trindade Campelo saíram pelas ruas do bairro Silvio Bezerra de Melo comemorando a maior festa popular do país, o carnaval. Os alunos saíram ao som da charanga da escola e na oportunidade foram realizados concursos de máscaras, fantasias e a escolha do Rei e Rainha do Carnaval 2011. Os alunos Izabely e Samuel do 5º ano foram eleitos os reis.
Um show de folia, CARNATRINDADE 2011!!!!!!
Fonte: http://marilesandrea.blogspot.com

terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher

recado para orkut

Mande também mensagens de Dia da Mulher para seus Amigos

História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objetivo da Data
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História
• 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
• 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
• 1859 - surge na Rússia na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
• 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
• 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
• 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas
• 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres
• 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
• 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças
• 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina
• 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres

Chá Literário Profª Mariles Andréa

Filmagem: Maxsuel