terça-feira, 14 de setembro de 2010

Rainha do JOMEC 2010 – Currais Novos

Aconteceu na noite deste sábado (11) na Praça Tetê Salustino (Praça da Rodoviária) com uma boa presença do público a escolha da Rainha dos Jogos Escolares Municipais Esportivos Culturais(JOMEC) 2010. Participaram várias representantes das escolas Públicas Municipais e Estaduais, Federais e Particulares. O Trindade Campelo, que tinha a aluna Yasmin Ingrid, como rainha de 2009, levou como sua representante a aluna Franciérica Oliveira, aluna do 9º ano “U”. A vencedora foi a aluna Samara da Única Máster. Lembrando que a abertura oficial do JOMEC acontece no próximo dia 17 ás 19h00 no Ginásio “O Geraldão” e os jogos acontecerão no período de 17 a 26 de Setembro de 2010.

Fotos: Magna de Fátima








Matemática Aplicada a reciclagem de garrafas pet

Em 2006 o Brasil produzia cerca de 402.000 pets por ano e reciclava 50% delas, ha um aumento constante na produção que hoje ultrapassa os 450.000 por ano tornando necessário um grande movimento para reciclagem desse material.

Quais seriam as principais vantagens de se reciclar pets?
• Redução do volume de lixo nos aterros sanitários e melhoria nos processos de decomposição de matérias orgânicas nos mesmos. O PET acaba por prejudicar a decomposição, pois impermeabiliza certas camadas de lixo, não deixando circularem gases e líquidos.
• Economia de petróleo, pois o plástico é um derivado.
• Economia de energia na produção de novo plástica.
• Geração de renda e empregos.
• Redução dos preços para produtos que têm como base materiais reciclados.
• No caso do PET de 2 litros, a relação entre o peso da garrafa, cerca de 54g, e o conteúdo é uma das mais favoráveis entre os descartáveis. Por esse motivo torna-se rentável sua reciclagem.
• O material não pode ser transformado em adubo. Plásticos e derivados não podem ser usados como adubo, pois não há bactéria na natureza capaz de degradar rapidamente o plástico.
• É altamente combustível, e liberam gases residuais como monóxido e dióxido de carbono, acetaldeído, benzoato de vinila e ácido benzóico. Esses gases podem ser usados na indústria química.
• É muito difícil a sua degradação em aterros sanitários.
È por essa razão que os alunos do 8º ano “U” estão trabalhando a MATEMÁTICA APLICADA NA RECICLAGEM, onde eles aprenderam a confeccionar: brinquedos como buôboquer, carrinhos de pet, vassoura, arvore de natal, avião, puf de pet. Todo o material usado foi catalogado matematicamente com medidas, quantidades e foram apresentados em forma de seminário exposição, para as outras turmas do vespertino do Trindade campelo.
Vamos cuida do nosso meio ambiente.


Fotos: Maxsuel











Projeto Seridó em Alerta - O Lixo também é nossa responsabilidade.

Quando colocamos nosso lixo nas lixeiras em frente nossas residências e o deixamos para que os coletores o carreguem, ficamos com a sensação de “dever cumprido”, de que “fizemos nossa parte”. A partir daí não nos preocupamos com o que possa acontecer com os resíduos gerados em nossos lares. Pois é justamente este ponto que podemos e devemos mudar. Devemos nos preocupar sim com o destino de nosso lixo, pois fazemos parte de um todo que será afetado de várias maneiras por um produto originado dentro de nossas casas.
A grande maioria da população das cidades , aqui incluo Currais Novos, não sabe o destino de seu lixo, qual o tratamento que o mesmo recebe e sequer sabe onde fica o depósito de lixo da cidade. Por isso trabalhando o PROJETO SERIDÓ EM ALERTA, os alunos da Escola Municipal Profª Trindade Campelo, foram conhecer o destino final do nosso lixo e saber como é feita a coleta e separam de matérias como, PET, PAPELÃO, FERRO entre outros. Material esse que é separado por pessoas que trabalham e sobrevivem desse LIXÃO. Com relação aos problemas ambientais que este tipo de deposição de resíduos urbanos acarreta, podemos relacionar danos à atmosfera, solo, águas superficiais e subterrâneas. A atmosfera pode ser afetada pelos odores que emanam dos processos resultantes da decomposição da matéria orgânica, pelos gases que se formam neste processo e pela fumaça advinda da queima do lixo, prática muitas vezes natural, mas na maioria das ocasiões é provocada. O solo pode ser afetado pelas inúmeras substâncias que são depositadas e pelos produtos de decomposição da matéria orgânica, além de resíduos tóxicos como tintas, venenos, etc. As águas, de maneira especial sofrem danos sejam diretamente pelo escoamento do chorume ou pelo despejo de material contaminante levados pelo vento ou carregados pelas chuvas. Um problema que muitas vezes acontece é a infiltração do chorume através do solo, atingindo as águas subterrâneas, muito utilizadas para abastecimento de animal ou para irrigação.
O chorume é um produto da degradação da matéria orgânica presente no lixo urbano que tem um alto poder de dissolução de resinas, tintas, pilhas e baterias e carregar consigo uma série de microorganismos patogênicos e substâncias prejudiciais ao seres vivos de um modo geral. Vamos cuida melhor do nosso lixo, pois ele é nossa resposanbilidade.

Fotos: Maxsuel









quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Trindade Participa das Comemorações da Independência do Brasil

Cerca de cinco mil pessoas foram às ruas do centro de Currais Novos prestigiarem o desfile cívico em homenagem aos 188 anos da independência do Brasil. À tarde foi realizado o Tradicional Desfile Cívico com o tema “Cidadão Consciente: Nação Organizada”, com as participações de escolas municipais, estaduais e particulares do município de Currais Novos. Além das escolas, projetos e entidades sociais também participaram das comemorações a Independência do Brasil. Como acontecem todos os anos, o ponto alto do desfile foi a participação dos policiais militares da 3ª CIPM e dos policiais rodoviários federais encerrando o desfile e mais uma vez encantando o público presente, apresentando o seu efetivo e suas viaturas. A Escola Municipal Profª Trindade Campelo, desfilou com sua Banda Marcial, demonstrando os projetos que são desenvolvidos na mesma: Cultura, Esporte, Leitura, Teatro entre outros. Parabéns a todos os alunos que comemoraram a independência do Brasil.

Fotos: Mariles











Comemoração do folclore do Trindade Campelo

O folclore não é, como se pensa, uma simples coleção de fatos disparatados e mais ou menos curiosos e divertidos; é uma ciência sintética que se ocupa especialmente dos camponeses e da vida rural e daquilo que ainda subsiste de tradicional nos meios industriais e urbanos. O folclore liga-se, assim, à economia política, à história das instituições, à do direito, à da arte, à tecnologia, etc, sem, entretanto confundir-se com estas disciplinas que estudam os fatos em si mesmos de preferência à sua reação sobre os meios nos quais evoluem. Por esse motivo a Escola Trindade Campelo, leva aos seus alunos a mergulhares nesse universo de tradição, lendas, comidas típicas e muitas brincadeiras...

Fotos: Maxsuel