terça-feira, 14 de setembro de 2010

Projeto Seridó em Alerta - O Lixo também é nossa responsabilidade.

Quando colocamos nosso lixo nas lixeiras em frente nossas residências e o deixamos para que os coletores o carreguem, ficamos com a sensação de “dever cumprido”, de que “fizemos nossa parte”. A partir daí não nos preocupamos com o que possa acontecer com os resíduos gerados em nossos lares. Pois é justamente este ponto que podemos e devemos mudar. Devemos nos preocupar sim com o destino de nosso lixo, pois fazemos parte de um todo que será afetado de várias maneiras por um produto originado dentro de nossas casas.
A grande maioria da população das cidades , aqui incluo Currais Novos, não sabe o destino de seu lixo, qual o tratamento que o mesmo recebe e sequer sabe onde fica o depósito de lixo da cidade. Por isso trabalhando o PROJETO SERIDÓ EM ALERTA, os alunos da Escola Municipal Profª Trindade Campelo, foram conhecer o destino final do nosso lixo e saber como é feita a coleta e separam de matérias como, PET, PAPELÃO, FERRO entre outros. Material esse que é separado por pessoas que trabalham e sobrevivem desse LIXÃO. Com relação aos problemas ambientais que este tipo de deposição de resíduos urbanos acarreta, podemos relacionar danos à atmosfera, solo, águas superficiais e subterrâneas. A atmosfera pode ser afetada pelos odores que emanam dos processos resultantes da decomposição da matéria orgânica, pelos gases que se formam neste processo e pela fumaça advinda da queima do lixo, prática muitas vezes natural, mas na maioria das ocasiões é provocada. O solo pode ser afetado pelas inúmeras substâncias que são depositadas e pelos produtos de decomposição da matéria orgânica, além de resíduos tóxicos como tintas, venenos, etc. As águas, de maneira especial sofrem danos sejam diretamente pelo escoamento do chorume ou pelo despejo de material contaminante levados pelo vento ou carregados pelas chuvas. Um problema que muitas vezes acontece é a infiltração do chorume através do solo, atingindo as águas subterrâneas, muito utilizadas para abastecimento de animal ou para irrigação.
O chorume é um produto da degradação da matéria orgânica presente no lixo urbano que tem um alto poder de dissolução de resinas, tintas, pilhas e baterias e carregar consigo uma série de microorganismos patogênicos e substâncias prejudiciais ao seres vivos de um modo geral. Vamos cuida melhor do nosso lixo, pois ele é nossa resposanbilidade.

Fotos: Maxsuel









Nenhum comentário:

Postar um comentário