sábado, 23 de outubro de 2010

Viagem do Conhecimento, manhã Olinda - PE

Igreja de São Salvador do Mundo
Alto da Sé
A Igreja de Nosso Senhor Salvador do Mundo foi à primeira construída no Brasil. Fundada em 1540 tinha sua estrutura inicial em madeira e taipa. A partir de 1584 começou a construção da nova igreja matriz com muitas capelas ao redor. Durante a invasão holandesa serviu como templo protestante e teve sua estrutura danificada com o incêndio ateado pelo invasor. Depois da Restauração Pernambucana começaram os trabalhos de reconstrução passando os atos religiosos a serem realizados na Igreja de São João. Ainda no período de reconstrução em 1676 foi elevada à categoria de bispado de Olinda sendo inaugurada somente em 1714. A mudança da sede do governo do bispado para o Palácio da Soledade provocou um movimento no sentido de transferir a catedral para o Recife
Igreja de Nossa Senhora das Neves Capela de São Roque e Convento de São Francisco
Localização: Ladeira de São Francisco
O conjunto do Convento de São Francisco é formado pela Igreja de Nossa Senhora das Neves a Capela de São Roque e o claustro de azulejos e sua magnífica sacristia. Começou a ser construído em 1585. É convento franciscano mais antigo do Brasil. A igreja foi incendiada pelos invasores holandeses no ano de 1631 e reconstruída ainda no século XVII. Em frente ao convento existe um cruzeiro trabalhado em pedra arenito.
Também passarmos por um centro de artesanato e almoçarmos em Olinda, antes de irmos para Recife à tarde.

Fotos:Erica, Luciana, Magna e Paulo Gomes













4 comentários:

  1. Eu me chamo Lucemária e parabenizo o professor Maxsuel, por seu trabalho de viagens, pois conheci muitos lugares: Natal, Paraíba, Fortaleza e Recife.
    Foi muito interessante , pois aprendi muito, foi maravilhoso, fui ao zoológico e conheci muitos bichos, conheci igrejas barrocas que serviu muito para os seminários de Artes e Português que trabalhou casos literários , os escritores barrocos, ai que alívio,conhecemos também museus e foi muito bom. As outras viagens nem se falam foram maravilhosos e muito bom, pois aprendemos de uma forma diferente e ousada.
    Muito obrigada Maxsuel pelo seu trabalho e que ele dure por muitos e muitos anos , e que os alunos de outras escolas façam isto mesmo trabalho.


    Lucemária Dias, 9 °Ano.

    ResponderExcluir
  2. A viagem para Recife e Olinda- PE, foi muito proveitosa para mim como aluna a ele pois além de ter mim divertido bastante, pude aproveitar os conhecimentos que lá encontramos,visitamos o museu “ Do homem do Nordeste, caminhamos nas ladeiras históricas dessas duas cidades maravilhosas, aprendi mais da nossa cultura nordestina, visitamos também o castelo do Instituto Ricardo Brennan.
    E só tenho a agradecer ao professor Maxsuel Batista, por que graças a ele e ao seu projeto, pude conhecer não só Recife e Olinda- PE, mas também João Pessoa- PB e Natal- RN, e aprendi muita coisa, que eu vou levar comigo.


    Érika Eloise, 9° Ano.

    ResponderExcluir
  3. Viagem de Fortaleza – Ceará

    Essa foi sucesso... museus, igrejas e escultura foi o que mais nos chamou a atenção... Dessa viagem tive o prazer criar um cordel inspirado em tudo que vimos por lá!
    Adorei , pois desfrutamos toda a beleza de uma cidade.

    Viagem de Recife – Pernambuco

    Espetacular... é a palavra que descreve e relata toda essa viagem! Tivemos um passeio pelas ruas da cidade que foi maravilhoso, visitamos o castelo de Ricardo Brennan, almoçamos e nos divertimos muito por lá...
    Foi uma viagem dos sonhos, pois idealizamos todas as riquezas que vimos e conseguimos aprender o quanto é bom conhecermos algo novo...


    Viagem de Natal – RN
    Pontos turísticos da cidade foi o que nós visitamos, o parque das dunas, o Forte dos Reis Magos... Etc! Essa foi uma viagem maravilhosa e ainda tivemos o prazer de conhecermos um dos shoppings de Natal.





    Viagem de João Pessoa-PB
    Essa foi uma das melhores viagens pois conhecemos a cultura barroca e aproveitamos todos os pontos turísticos que visitamos!
    Foi uma viagem de novos e bons conhecimentos adquiridos.
    Todas essas viagens foram inspiradoras para a minha aprendizagem.

    Franciérica, 9° Ano

    ResponderExcluir
  4. Viagem para Natal
    A viagem foi proveitosa e bastante divertida,conhecemos o parque das dunas, fomos ao Forte dos Reis Magos , ao shopping onde nos divertimos, brincamos e comparamos lembranças da cidade de Natal.

    Viagem para João Pessoa

    A viagem a João Pessoa foi muito animada , onde fomos ao ponto mais alto da cidade o Ponto do Seixas ou conhecemos igrejas belíssimas banhadas a ouro, o farol de cabo branco, o de artesanato.
    Gostamos muito e aprendemos bastante com a cidade de João Pessoa.

    Viagem para Fortaleza

    Nessa cidade conhecemos museus, catedrais, planetário e mercado central. No museu conhecemos a história de um bode chamado “ Iô-Iô”. Ele foi eleito prefeito. O planetário, nem se fala foi muito especial vimos tudo sobre o universo.Foi o melhor ponto que conhecemos.

    Viagem a Recife e Olinda

    Recife é uma cidade linda e especial . Conhecemos vários pontos. Primeiro fomos a Olinda , onde funcionava o maior bloco de carnaval do mundo “ O Galo da Madrugada”. Também conhecemos o Castelo de Ricardo Brennan onde vimos estátuas de mármores e bonecos feitos de cera, foi um imenso prazer ter conhecido Recife e Olinda.Obrigado Maxsuel por estas viagens maravilhosas!
    Leandro , 9º ano

    ResponderExcluir