quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Biografia dos possíveis nomes de nossa Biblioteca. Ajude-nos a Escolhe vote em nossa enquete.

Através do projeto Literatura e Cidadania, a Escola Municipal Profª Trindade Campelo solicita a participação da comunidade escolar para a escolha do nome da sua Biblioteca.
Seu voto é de fundamental importância.

Biografia dos possíveis nomes de nossa biblioteca:

Maria das Graças Silva de Oliveira;
Filha de José Antônio da Silva e Antônia Pedro da Silva, natural de Currais Novos - RN, nascida aos 10/03/1944. Casou-se com Severino de Oliveira (Soldado da Policia Militar de Currais Novos). Professora formada em Estudos Sociais, sendo Funcionária Pública Estadual e Municipal. Trabalhou na Escola Estadual Cap. Mor Galvão, Instituto Vivaldo Pereira, Escola Municipal Profº Salustiano Medeiros e Escola Municipal Profª Trindade Campelo. A mesma faleceu em 1991.


Francisco de Assis Silva (DASSIS);
Nasceu e morreu em Currais Novos - RN, em 10/ 10/1964 e 12/10 de 1992 respectivamente. Dassis foi um escritor e poeta currais-novense, seu primeiro trabalho surgiu aos 15 anos, com o texto cênico “A terra dos Fantasmas”. Escreveu outros textos em prosa, como, D. Júlia Cabral Machado. No entanto foi na poesia que encontrou uma forma vibrante de extravasar os seus sentimentos. Nela, procura enfocar uma temática eminentemente existencialista, onde revela suas inquietações diante das desigualdades sociais. A literatura não era a sua única forma de expressão artística, mas uma ramificação de seu trabalho que vai desde a pintura até o teatro de rua. Dassis foi Morador do Bairro Silvio Bezerra de Melo, onde está encravada a Escola Municipal Profª Trindade Campelo. O mesmo foi voluntario nesta escola, incentivando a criação do grupo de teatro escolar, que ficou sobre sua orientação.

Monsenhor Ausônio de Araújo Filho;
Nasceu em Currais Novos- RN, em 11/12/1933. Formado em Filosofia e Teologia foi sacerdote católico e exerceu a função de pároco na paróquia de Sant`Ana, deste município por 40 anos. Foi professor da UFRN – campus de Currais Novos – RN, onde ministrava aulas de disciplinas ligadas à Filosofia, à Língua Portuguesa e Latim. Monsenhor Ausônio afirmava que, para ele, “Escrever é uma missão”. Em sua trajetória literária produziu um vasto número de textos, entre crônicas e poesias. O mesmo escreveu por 30 anos com uma freqüência quase que diária. Monsenhor Ausônio, entre seu vasto acervo tinha uma crônica em especial que ele gostava “O CIRCO” por apresentar em seu conteúdo, recorrências à realidade quotidiana.


José Dantas de Araújo;
Nasceu em Currais Novos – RN, no dia 07/ 09/1933. É filho do casal Sérvulo Berto de Araújo e Maria Cândida de Araújo, o mesmo cresceu ao lado de seu avô materno Cândido Dantas passando sua infância e adolescência no povoado Totoró. Fez o Curso primário no Grupo Escolar Capitão Mor- Galvão, concluindo em 1947. Na política foi vereador em três legislaturas, com mandatos de 1959 a 1969. Foi secretario de Obras e Administração, na Gestão de Geraldo Gomes de Oliveira (1977 a 1982). Zé Dantas foi eleito prefeito de Currais Novos – RN em 1983 a 1988. Dedicou-se à administração com ênfase a todos os setores, destacando-se o incentivo dado á Escola de Música “Suetônia Batista” e a Banda Musical “Maestro Santa Rosa”, edificou o prédio para funcionamento do Colégio Comercial. Zé Dantas morreu em Currais Novos – RN, no dia 12/04/2000.

2 comentários:

  1. Nada mais justo que ser dassi ne maxuel pois dedicou sua vida a esse bairro e a esta escola, que omenagem seria essa. Quero ir para a inaugurassão se resseber o comvite valeu ......saudades desta escola....Janailton

    ResponderExcluir
  2. Meus cumprimentos a Escola pela iniciativa de colocar na rede a escolha do nome da bilbioteca. É pertinente a escolha democrática das ações da escola pública. Isso sim, é o que chamo de cidadania! Como sugestão vale a pena convidar toda(o)s da escola a participar da enquete.
    Um forte abraço!
    Sõnia Maria Pereira - Profª. Multiplicadora do NTE José Augusto/Profª Formadora da PUC-Rio e Tutora do Mídias na Educãção - UFRN.

    ResponderExcluir