quinta-feira, 29 de julho de 2010

ENCERRAMENTO DO SEMESTRE

“Na turma do 9º ano, nas aulas de Língua Portuguesa foi desenvolvido um seminário sobre “AMOR” dentro do Projeto “As diversidades do Ensino de LP na escola”, sob a orientação da Professora Mariles Andréa. A turma foi dividida e cada Grupo ficou com um tema e realmente conseguiu prender a atenção dos colegas de classe, já que todos são adolescentes e tem curiosidade sobre o Amor. Os grupos apresentaram uma sessão de cinema com o filme: Muito bem acompanhada; Clips de amor; Os perigos que o Orkut e MSN podem causar quando mal utilizados; As loucuras de amor mais criativas; A importância da poesia e a confecção de livros poéticos pelos alunos e para encerrar o Seminário as Diversas formas de Amar, mostrando que o amor pode terminar em tragédia ou em casamento para vida toda. O grupo aproveitou a oportunidade e criou uma peça de um Casamento Matuto com direito a festa com comidas típicas e quadrilha improvisada.
Além de todas essas tarefas eles ainda homenagearam o amor que sentem pelos colegas e um belíssimo agradecimento a Professora Mariles pela oportunidade de estarem aprendendo assuntos do cotidiano.
Enfim, os alunos ainda entregaram um Portfólio das atividades desenvolvidas em sala.
Texto: Profª Mariles

Fotos: Mariles













terça-feira, 13 de julho de 2010

Encerramento do 1º Semestre do Trindade Campelo

Tarde Cultural.
Neste dia 09/07/2010 a Escola Trindade Campelo, encerrou suas atividades de 1º Semestre, com apresentações culturais, envolvendo todas as turmas da 1ª série até o 9º ano do ensino fundamental. Arte, Cultura e muita alegria. Apresentação da Peça Teatral Beijim Beiljim pau, pau camisinha é legal. Voltaremos às atividades normais dia 27/07/2010. Boas Férias a todoooooos. Aguardando todo mundo para o inicio do 2º Semestre.

Fotos: Maxsuel









domingo, 11 de julho de 2010

Diálogos a Juventude: Sexualidade, Gravidez e DST.

Com essa temática, a equipe que formou o Projeto Saúde do Escolar da escola Trindade campelo abrilhantou o encontro com as escolas que executam o referido projeto. No evento, aconteceu a estréia do esquete Teatral Beijim, Beijim, Pau, Pau, Camisinha é legal. Com uma performance de verdadeiros artistas-alunos ou alunos-artistas que fazem da arte teatral uma “nova” forma de aprender.
Viva a Escola Trindade Campelo, e todos que fazem essa magnífica escola.

Texto: Profº Paulo Gomes


Fotos: Maxsuel





sexta-feira, 9 de julho de 2010

Curso de Capacitação "Desvendando os fenômenos da Violência e das Drogas nas Escolas por uma Cultura de Paz"

A Escola Municipal Profª Trindade Campelo, juntamente com as Escolas Gilson Firmino e Ester Galvão (Estadual), participaram de uma nova etapa do “(Projeto de uma Cultura de Paz nas escolas), onde funcionários, professores e gestores puderam refleti e discuti sobre a temática e desafios da escola perante a violência. O curso foi realizado no período matutino e vespertino. Em um mundo onde a violência está a solta nós enquanto educadores temos que promover uma cultura que eleve a aluno a refleti sobre a paz , harmonia e humanidade.

Fotos: Maxsuel









Oficina de Figuras Sólidos Geométricos

Realizada uma oficina de construção de figuras básicas de sólidos geométricos, com as turmas de 6º anos “A” e “B”. Levando os alunos a refleti e entende conceitos básicos de geometria, como Arestas, Faces e Vértices, de figuras como, quadrados, paralelepípedos ,pirâmides de base quadrada, dodecaedro e Icosaedro. Aliando a teoria a prática, fazendo com que o aluno ligue os conceitos teóricos matemáticos a sua aplicabilidade prática na vida.

Fotos: Maxsuel








quarta-feira, 7 de julho de 2010

I Exposição de jogos Matemáticos e de Figuras Sólidos Geométricos

Realizou-se no turno vespertino, a I Exposição de Jogos Matemáticos e de figuras Sólidos Geométricos, onde os alunos do 9º ano “U”, orientados pelo professor, Maxsuel, realizaram para as outras turmas da escola do 1ª série , e o 5º ao 8º anos do ensino fundamental, passaram pela exposição onde os mesmos poderão jogar e aprender que matemática também aprendi-se brincando. O jogos Matemáticos eram:
• Cubra 12, jogo que envolve as 4 operações fundamentais;
• Trangran (quebra - cabeça) – Jogo de Origem chinesa que usa cinco figuras geométricas planas;
• Trilha matemática – Jogo de curiosidades que envolvem raciocínio lógico matemático;
• Pinturas geométricas, baseadas no Tangran;
• Jogo Multiplicação, jogo que trabalha de maneira divertida a multiplicação;
Figuras Sólidos Geométricos:
• Quadrado;
• Paralelepípedo,
• Cilindro,
• Dodecaedro,
• Icosaedro,
• Pirâmide de base quadrada,
Os alunos que visitaram a exposição puderam votar e escolherem qual jogo matemático eles, mas gostaram. Apuração dos votos foi feita pela equipe de organização, que ficou responsável pela organização dos jogos na sala de aula, da figuras geométricas e de divulgar o resultado da enquete da exposição.
Resultado final:
• Pintura geométrica e Tangran = 45 votos;
• Trilha matemática = 43 votos;
• Cubra 12 = 8 votos;
• Multiplicação = 8 votos;
• Sólidos Geométricos = 8 Votos
• Total de votantes = 112 votos a 1ª serie não votou.
Parabéns! A todos os alunos do 9º ano “U”, que se empenharam em mostra que a matemática aprendeu-se brincando também.


Fotos: Maxsuel