terça-feira, 8 de setembro de 2009

Trindade Campelo nas comemorações da Independência do Brasil

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.
A Escola Trindade Campelo, puxou o 3º bloco, do desfile cívico de Currais Novos – RN abrindo o desfile das escolas da rede municipal de ensino, e sua Banda Marcial, fez o retorno para puxa novamente as escolas da rede estadual deste município.No sábado dia 6 de setembro, nossa Banda Marcial foi à vizinha cidade de Cerro corá – RN, como convidada para abrilhanta o desfile cívico daquela cidade. Parabéns a todos os alunos, professores, supervisores e direção pelo compromisso com uma educação de qualidade, pois sem uma educação não somos nada. Viva o Brasil, viva a sua soberania!
Fonte: Mariles Andréa
























































































































Folclore do Trindade! "Um show de apresentações"

O que é Folclore
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país. É nesse clima que a escola trindade campelo, relembra algumas lendas e mitos de nosso folclore. A festa teve muita comida tipica.
Fotos: Mariles André























































A hora do sono hummm hummm

Fotos: Reporte do sono




















































Fhashs Fortaleza - CE

Fonte: Mariles Andréa























































































































terça-feira, 1 de setembro de 2009

Viagem de estudo à Fortaleza - Ce, um sonho realizado.

A Escola Municipal Profª Trindade Campelo, realizou uma viagem de estudo a belíssima capital do Ceará, Fortaleza para conhecer: A Casa onde José de Alencar nasceu, O Museu do Ceará, O Mercado Central, A Galeria Digital, A Catedral Metropolitana, O Centro Dragão do Mar: O memorial da cultura cearense – MMC, com as exposições: “José Albano 40 anos de Fotografia”, Vaqueiros e Brinquedos e o Planetário.
Um mundo de conhecimento que foi colocar para os nossos educandos:
A Casa de José de Alencar é uma instituição cultural mantida pela Universidade Federal do Ceará e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1968. A área da instituição abriga uma casa onde José de Alencar viveu sua infância na então cidade de Messejana, hoje bairro de Fortaleza.
O lugar era chamado de Sítio Alagadiço Novo e foi adquirido por José Martiniano de Alencar quando de sua primeira presidência na então Província do Ceará como sua residência particular. Sua área atual é de nove hectares e compreende uma pequena casa do conjunto original erquida em 1826, atualmente chamada de "casinha", as ruínas do primeiro engenho a vapor do Ceará, o prédio do museu da Renda e de Antropologia, Pinacoteca Floriano Teixeira, a Biblioteca Braga Montenegro e um restaurante.
O Museu Histórico do Ceará só foi criado em 1932 pelo então governador Roberto Carneiro de Mendonça. Foi criado conjuntamente com o Arquivo Público do Estado. Em 1951, o Arquivo Público foi transferido para o Palácio Senador Alencar, ficando o museu no edifício da Praça da Sé até 1957, passado para a tutela do Instituto do Ceará. Em 1955 houve a incorporação de novas peças ao acervo, as coleções indígenas do antigo Museu do Instituto e do Museu Rocha, este último passou a denominação de Museu Histórico e Antropológico do Ceará
Exposições temáticas
1 - Memorial Frei Tito de Alencar: A exposição apresenta alguns objetos pessoais do cearense Tito de Alencar Lima, com o objetivo de provocar reflexões sobre a trajetória de vida desse frei dominicano que sofreu os ditames do regime militar implantado no Brasil, durante a década de 1960 a 1980.
2 – Povos indígenas: Aqui são expostos objetos relativos à cultura indígena, recolhidos em diferentes lugares do Brasil, entre eles o Ceará. São peças oriundas em grande parte da coleção de Tomaz Pompeu Sobrinho, cearense que se dedicou a estudar a organização das comunidades nativas.
3- Religiosidade popular: Essa sala concentra algumas peças referentes ao universo religioso que envolve dois homens que aturam no Cariri, região sul do Ceará. Um deles foi Padre Cícero Romão Batista, que fundou a cidade de Juazeiro do Norte. Outro foi o Beato José Lourenço, que organizou a comunidade de Caldeirão.
4 - Escravidão e abolição negra: A finalidade dessa exposição é incitar a discussão sobre as memórias construídas acerca da escravidão negra e do abolicionismo no Ceará, desmistificando o epíteto de “Terra da Luz” que o Estado recebeu ao decretar oficialmente o fim da escravatura em 1884, quatro anos antes da Lei Áurea (1888).
Mercado Central (Externo):
A melhor opção de compras da cidade é o Mercado Central. Lá você encontra o típico artesanato do Ceará (couro, bordados, rendas, palha, etc) para você levar para o seu uso ou para presentear alguém.Mesmo que a sua temporada seja curta, não deixe de conhecer, mesmo que seja somente para ver o que é feito na terra. Você não irá se arrepender.
Catedral Metropolitana
Construída entre os anos de 1937 e 1963, possui estilo eclético e predomina elementos neogóticos. Conhecida como Igreja da Sé.
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura É uma infra-estrutura completa para o exercício do lazer e da arte, objetivando democratizar o acesso à Cultura, gerar novos empregos e movimentar o mercado turístico cearense. São 30 mil metros quadrados de área para vivenciar a arte e a cultura, com atrações como o Memorial da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, o Teatro Dragão do Mar, as salas de cinema do Espaço Unibanco Dragão do Mar, o Anfiteatro Sérgio Mota, um auditório e o planetário Rubens Alves.
Uma viagem maravilhosa de conhecimento, que ficara gravada para sempre na memória dos nossos alunos, como uma aula inesquecível e rica em cultura e conhecimento. Para os pessimistas de plantão, mas um sonho realizado. Aguarde o nosso destino em 2010.
Fonte: Paulo Gomes e Fátima Campelo