quinta-feira, 19 de março de 2009

Visita ao IFRN pelos alunos do 9º ano do Trindade Campelo

Visita da turma do 9º ano vespertino ao antigo CEFET, hoje denominado IFRN.

O Trindade Campelo, nesta quinta-feira, visitou o IFRN, Instituto Federal do Rio Grande do Norte, nova denominação adotada pelas Escolas Técnicas Federais – Os CEFETs. Na ocasião estavam presentes a diretora Magna de Fátima, as professoras Mariles Andréa e Fátima Campelo Professoras de Língua Portuguesa e o professor de matemática Maxsuel Batista e alunos do 9º ano desta Escola, como também professores dos Cursos de Alimentos e Informática do IFRN.
Nesta visita os alunos puderam conhecer a estrutura física e acadêmica do IFRN, assim como a forma de ingresso da instituição. No final os educandos tiveram uma aula no laboratório e puderam observa através de um microscópio, células humanas, colhida dos próprios alunos através da saliva nas “bochechas” dos mesmos.























































Reunião de Pais e responsavéis

Reunião de pais e responsáveis da Escola Trindade Campelo

Nesta sexta-feira 14/03/2009 ocorreu uma reunião de Pais e Responsáveis na Escola Municipal Professora Trindade Campelo, onde foi apresentada aos pais a programação escolar deste ano letivo, assim como os profissionais que fazem parte da instituição. Escola neste inicio de 2009, está contando com um laboratório de informática comunitário, que está à disposição da comunidade do Silvio Bezerra de Melo, assim como os alunos desta instituição de ensino.
Na ocasião foram relatadas aos pais as diretrizes para o novo ano letivo como:
* Forma dos alunos virem a sala de aula;
*Projetos desenvolvidos na escola;
*Fardamento escolar;
*Viagem de estudos;
*Projeto rádio escolar;
*Quadrilha “Tradição Junina”;
*Esportes: Masculino e Feminino;
*Banda Marcial;
*Entre outros informes Gerais.
Também ocorreu uma apresentação da turma do 1ª série da professora Andréia do turno vespertino, onde seus alunos cantaram e encenaram uma musica coreografada, para os pais e professores presentes a reunião.
FOTOS: Maxsuel






segunda-feira, 16 de março de 2009






O folclore também tem vez no Trindade Campelo


A Escola Trindade Campelo realizou em 2008, uma atividade extraclasse onde os educandos realizarão a ince nação de uma peça teatral intitulada “O Ataque de Lampião ao Povoado Gavião”, realizada pelas professoras: Francelina e Fátima campelo, tendo como Orientador de teatro o Professor de teatro do AABB Comunidade, Lenílsom, que se tornou amigo da escola.
A peça teatral foi apresentada na escola, no CEFET- Currais Novos, na AABB Comunidade e Na Escola Estadual Lions Clube. Os atores são educandos do 5º ao 9º anos do Trindade Campelo.
Parabéns! Pelo trabalho e estamos esperando um, 2009, cheio de novas peças teatrais.

FOTOS: PEÇA TEATRAL "O ATAQUE DE LAMPEÃO AO POVOADO GAVIÃO"

























quinta-feira, 5 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher 8 de Março!!!!!!




No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história. Conquistas das Mulheres Brasileiras Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.


Marcos das Conquistas das Mulheres na História

• 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.

• 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.

• 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.

• 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.

• 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.

• 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas

• 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres

• 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.

• 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças

• 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina

• 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres