sexta-feira, 29 de maio de 2009

1ª Copa Terra da Xelita Estudantil de Futsal

LOCAL: Quadra de Esportes do Educandário Jesus Menino
DATA: 16/05/2009 HORA: 07:00
CATEGORIAS: Mirim, Infantil e Juvenil
PARTICIPANTES:C.C.T, I.V.P, TRISTÃO DE BARROS, TRINDADE CAMPÊLO e EJM
A escola Municipal Profª Trindade Campelo, participou dia 16/05/2009, da 1ª Copa Terra da Xelita Estudantil de Futsal, promovida pelo Educandário Jesus menino, com seus times de futsal mirim e infantil. A escola foi campeã em ambas as categorias.
Professores de Educação Física do Trindade: Garricha (Infantil) e Canindé (Mirim)
Fotos: Blog Terra da Xelita








sábado, 23 de maio de 2009

Noite da Escola Municipal Profª Trindade Campelo

A chamada “NOVENA de PENTESCOSTES” é identificada como uma novena litúrgica, instituída que foi através de um DECRETO PAPAL inserido na Encíclica Divinum Illud Múnus, do Papa Leão XIII, promulgada a 9 de maio de 1897.Preocupado com a pouca atenção dada à pessoa do Espírito Santo nos escritos (especialmente os populares) da Igreja nos séculos antecedentes, e sua escassa presença na liturgia e nos devocionários católicos, Leão XIII se dispõe a escrever esse Documento Pontifício sobre a virtude do Espírito Santo, como ele mesmo no-lo apresenta em suas linhas introdutórias.Na encíclica, depois de discorrer sobre o tema, o papa Leão XIII, no n. 33 do mesmo,destaca:“Aí tendes Veneráveis Irmãos, as Nossas advertências e admoestações que houvemos por bem publicar para incrementar o culto do Espírito Santo. Não temos a menor dúvida de que elas, com o vigoroso e pronto auxílio de nosso zelo, produzirão frutos abundantes entre o povo cristão. Visando a tão importante escopo, jamais pouparemos os nossos esforços neste sentido, e tencionamos fomentar e propagar esta piedade tão excelente, pelos meios que com o correr do tempo parecerem mais adequados”.
Unindo-nos às celebrações do Pentecostes das Nações, celebremos em nossos grupos, ou casas, a NOVENA PREPARATÓRIA DE PENTECOSTES.
A seguir confira os temas: 1º DIA: "O Espírito Santo no seio da Santíssima Trindade” 2º DIA: "O Espírito Santo é Deus” 3º DIA: "O Espírito Santo é uma Pessoa” 4º DIA: "O Espírito da Promessa no Antigo Testamento” 5º DIA: "A Catequese de Jesus sobre o Espírito Santo” 6º DIA: "Espírito Santo, Dom de Deus”. 7º DIA: "Sereis batizados no Espírito Santo"8º DIA: “A efusão do Espírito Santo"9º DIA: “Capacidade para Servir"O texto acima foi extraído do livro Celebrando Pentecostes –Pág.16-19

Neste dia 22 de maio de 2009, foi realizada da escola, a novena com participação da: diretora, coordenadores, supervisores, professores, alunos e comunidade escolar em geral. A novena foi realizada nas dependências da escola.
"Deus abençoa os que, pacientemente, suportam a provação. No final, receberão a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam." (Tiago 1.12)
Fotos: Maxsuel


























































sexta-feira, 8 de maio de 2009

"Dia das Mães pelo Mundo"


Qual a origem do Dia das Mães?

A mais antiga celebração do Dia das Mães tem origem mitológica. Na Antiga Grécia, a entrada da primavera era festejada em honra a Rhea, esposa de Cronus e mãe de Zeus , considerada a Mãe dos Deuses.
Bem mais tarde, no início do século XVII, a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Este dia ficou conhecido como o Mothering Sunday (Domingo das Mães). Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães e levavam o mothering cake, um bolo, de presente para elas.
Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada, em 1872, por Júlia Ward Howe, autora da letra do hino do país. Seria, na concepção dela, um dia dedicado à paz.Mas foi outra americana, Ana Jarvis, da Filadelfia, que em 1907 iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Ana perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo a comemoração se alastrou por todo o país e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de maio, o segundo domingo de maio.
No Brasil, o Dia das Mães foi introduzido pela Associação Cristã de Moços (ACM), em maio de 1918. A data passou a ser celebrada no segundo domingo de maio, conforme decreto assinado, em 1932, pelo presidente Getúlio Vargas. Em 1949, vários proprietários de lojas de São Paulo, lançaram uma grande campanha publicitária incentivando a compra de presentes para as mães e o hábito de presentear as mães ganhou impulso.
Fonte: Duarte, Marcelo - O Guia dos Curiosos. Cia da Letras, S.P., 1995.

Dia das Mães no Mundo

2º domingo de fevereiro
Noruega
1º domingo de maio
África do Sul
2º domingo de maio
Estados Unidos, Brasil, Dinamarca, Finlândia, Japão, Turquia, Itália, Austrália e Bélgica
10 de maio
México
4º domingo da Quaresma
Inglaterra
Último domingo de maio
Suécia
2º domingo de outubro
Argentina
1º domingo de maio
Portugal
2 semanas antes do Natal
Iugoslávia